domingo, 14 de janeiro de 2018

CPPME promove projecto "PORTA 20"

 

Testemunho de Jorge Pisco, responsável pelo projeto: "Com o PORTA 20, projecto promovido pela Confederação das Micro, Pequenas e Médias Empresas - CPPME, e apoiado pelo COMPETE 2020, pretendemos abrir oportunidades aos empreendedores qualificados das Regiões centro e Alentejo."
______

O projeto PORTA 20 é promovido pela Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Medias Empresas (CPPME) e tem como principal objetivo a criação de 20 novas empresas, de 20 novas entidades de forma sustentável enquadradas no chamado empreendedorismo qualificado e cultural, para que estas tenham uma “vida” e atividade saudável e apoiar cerca de 12 empresas constituídas há menos de 2 anos, nas regiões do Centro e do Alentejo, áreas muito fustigadas pela desertificação, com pouco investimento.
 

O projeto tem como objetivos operacionais:

1. Criação nas regiões Centro e Alentejo de 20 novas empresas de base tecnológica e de conhecimento intensivo no setor de atividades das Indústrias Culturais e Criativas de elevado potencial competitivo e de internacionalização. Apoiar 12 PME constituídas há menos de 2 anos;

2. Criação e desenvolvimento de uma plataforma online de apoio ao projeto e a novas PME, capaz de contemplar todas as suas necessidades operacionais: criação, desenvolvimento, melhoria contínua, formação, internacionalização, redes de conhecimento e sectoriais, etc.;
3.Promoção de uma cultura empresarial assente nas necessidades regionais e nos vários agentes económicos locais para que todos atuem num ecossistema de empreendedorismo capaz de dar garantias de crescimento e sustentabilidade;

4. Ativação das redes regionais e inter-regionais de colaboração potenciadoras de alianças estratégicas na perspetiva da melhoria sistemática da competitividade;

5. Capacitação dos diferentes atores envolvidos para replicarem ao longo do tempo as experiências e os conhecimentos adquiridos neste projeto como contributo para a Estratégia de Investigação e Inovação para uma Especialização Inteligente (ENEI).
As Atividades

Os objetivos serão materializados através da realização das seguintes atividades:

1 - A Implementação da Plataforma Novas Empresas (PNE) - A PNE é uma ferramenta online que, integrando toda a informação relevante da implementação do projeto ao longo de todas as suas etapas (e sendo o suporte da planificação, realização e controlo do mesmo) divulgará toda a informação do projeto, com um Portal informativo e uma intranet com diferentes níveis de acesso e funcionalidades, em função dos utilizadores. Para este efeito, a intranet incluirá uma ferramenta para gestão de todo o projeto, prevendo-se a parametrização de um workflow para organizar e coordenar o funcionamento do projeto. Todos os intervenientes poderão acompanhar a evolução do projeto e das diversas atividades, desde a divulgação, passando pelos workshops, Planos de Negócio e pelo Concurso.

2 - Realização de Workshops - Os workshops serão realizados também com recurso à PNE, que terá uma área informativa, com sessões informativas online e sessões síncronas utilizando uma ferramenta webinar. Serão cerca de 20 horas no total, para cada participante, com distribuição por 5 áreas. Pretende-se que estes workshops levem os participantes a refletir sobre os principais elementos a ter em consideração para a constituição de um negócio e suas principais dificuldades.

3 - Apoio ao Empreendedor (Pré Plano de Negócio) - Até à decisão de se avançar para o plano de negócios e após os workshops é a altura para se colocarem todas as questões, pesquisar informação, contactar stakeholders do futuro negócio, incluindo o seu financiamento. Nesta fase está previsto que o acompanhamento e apoio sejam efetuados pelos oradores dos workshops, pelos técnicos IT de apoio aos workshops e pelo técnico da CPPME, que informarão também sobre as possibilidades de financiamento do negócio e entidades que o poderão apoiar, incluindo as novas plataformas de investimento privado. Esta fase é crucial pois é quando o participante vai decidir se vai avançar de seguida para a criação da empresa ou não.

4 - Plano de Negócios - O Plano de Negócios de cada participante será acompanhado e realizado de forma personalizada através de mentoria e coaching. O Plano será de simples leitura, com os elementos essenciais e incluirá uma parte técnica, uma parte de negócio, outra comercial e uma financeira. Estimaram-se a realização de 25 Planos de Negócio, tendo em consideração o objetivo estimado de criação de 20 novas empresas, pois mesmo após o Plano de Negócio poderá haver uma parcela dos participantes que não avançam para a efetiva criação.

5 - Apoio à Implementação do Plano de Negócios - Após a realização do Plano de Negócios, será constituída a empresa e nos primeiros 6 meses haverá apoio pela CPPME através de consultas, espaço de networking, acesso à internet, facilitação de parcerias, financiamentos, informação geral de apoio às empresas, etc. Este será um apoio personalizado em que mais uma vez se espera uma atitude pró ativa do empreendedor, em que a CPPME terá um papel de facilitadora e mentora, mas a decisão do(s) caminho(s) será do empresário.

6 - Concurso - O Concurso estará aberto a todos os participantes nos workshops com empresas constituídas à menos de 2 anos, e/ou que tenham constituído o seu negócio através do apoio da CPPME, no âmbito deste projeto. Prevê- se a participação de cerca de 30 empresas.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.