quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

"Christmas Networking" - Uma iniciativa da IncubCenter

No passado dia 15 de Dezembro, a IncubCenter convidou os seus clientes - empresas com sede ou domiciliadas naquela incubadora de empresas - para um  "Christmas Networking" tendo acedido ao convite cerca de duas dezenas de empresários. 

A sessão foi aberta com a intervenção da Drª. Paula Saraiva, em representação do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Dr. Isaltino Morais, que anunciou, além das decisões recentes da Câmara (já divulgadas nesta nossa página) estarem em curso várias medidas que virão a ter impacto muito relevante para os empreendedores e para os micro, pequenos e médios empresários, designadamente pela redinamização da OeirasInvest e, também, pela criação de uma estrutura na CMO vocacionada para o contacto com os agentes económicos e para a simplificação dos processos de licenciamento.

A sessão teve, depois, a participação de vários oradores, que desenvolveram temas diversos: "Empresas, Empresários e Enquadramento Jurídico Tributário", pelo Dr. Nelson Miguel Pereira; "Sistemas de Incentivos em Portugal: Portugal 2020, benefícios fiscais, programa SIFIDE (Sistema de Incentivos Fiscais à Investigação e Desenvolvimento Empresarial), Apoios do IEFP, pelo Eng. Francisco Martins; "Novo Regulamento de Proteção de Dados"  Eng. José Guedes.

Em representação da CPPME, Confederação Portuguesa dos Micro, Pequenos e Médios Empresários, Nuno Paulo Santos desenvolveu o tema: "As PME e o Associativismo Empresarial".

Na sua intervenção, depois de situar a importância das MPME na economia, Paulo Santos colocou em evidência os fatores de competitividade que, sendo condicionantes externas e não dependentes da capacidade de gestão, lhes limitam os resultados e constrangem as estratégias e a expansão dos negócios. Concluiria, nessa colocação, que com o reforço do associativismo será possível de alguma forma influenciar, o que chamaria "fatores estáticos" de competitividade, como por exemplo: Fiscalidade; Legislação; Custos energéticos; Acessibilidades; Custos de comunicação; Acesso ao crédito bancário; Custo do crédito bancário; e ainda os contextos ambientais, educacionais, sociais e económicos, culturais.

Evidenciaria que o empresário, isolado ou integrado numa associação que representa sectorial ou regionalmente todas as empresas, independentemente da sua dimensão, tenderá a alienar os interesses dos micro, pequenos e , grande parte dos médios empresários.

Daria de seguida o exemplo da composição do recém criado COMITÉ ESTRATÉGICO PARA A INICIATIVA INDÚSTRIA 4.0 para de seguida questionar se poderão esperar os micro e pequenos empresários perspetivar algumas vantagens competitivas de tão importante iniciativa.

No decurso do debate, o coordenador do Núcleo de Oeiras da CPPME, daria
nota do resultado do inquérito realizado em Oeiras e que dá, do associativismo local, uma ideia de que há muito trabalho a realizar no sentido do seu reforço.

No fim da sessão, a IncbCenter ofereceu um pequeno Buffet de Natal, proporcionando o convívio entre os empresários presentes.
_____________

Ver apresentação "As PME e o Associativismo Empresarial"
Ver texto sobre "Iniciativa Indústria 4.0

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.