sexta-feira, 30 de junho de 2017

"Desenvolvimento Económico" - Seminário de Loures - 27 Junho


Sacavém0
                     
A CPPME continua a realizar Seminários, Colóquios e Debates, por todo o País, 
para analisar, discutir e construir propostas que visam resolver os problemas mais sentidos dos Micro, Pequenos e Médios Empresários (MPME).
 
Sacavém1
                 
Desta vez, o evento teve lugar no concelho de Loures, mais concretamente em Sacavém. Tratou-se de um importante debate, onde estiveram em análise: as Políticas Municipais para o Desenvolvimento Económico, cuja intervenção esteve a cargo do Vereador António Pombinho; os MPME e a Fiscalidade, aspectos tratados pelo Vice-Presidente da CPPME, Jorge Pisco; os Fundos Comunitários - Portugal 2020: numa perspectiva empresarial, tema tratado por João Pedro Domingues, Secretário Metropolitano da AML.
 
Sacavém 3

O debate foi muito animado e vários empresários do concelho de Loures abordaram e trouxeram os seus aportes para o enriquecimento do debate e esclarecimento da realidade dos MPME.

Sacavém 5

No encerramento dos trabalhos usaram da palavra: o Presidente da Direcção da CPPME, o Engº João António Vicente; e, o senhor Presidente da Câmara Municipal de Loures, o Dr. Bernardino Soares.
 Sacavém 6
         
  O Secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Dr. Nelson de Souza, não podendo participar, por se encontrar em Bruxelas numa reunião do 7.º Fórum da Coesão, fez questão de enviar uma mensagem aos participantes do Seminário (ver abaixo).
 
Sacavém 8
  
JUNTOS SEREMOS MAIS FORTES!
 
Sacavém 9

 Mensagem do Senhor Secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão


Caro Sr. Secretário-geral da Confederação Portuguesa das Micro Pequenas e Médias Empresas, 

Caro Sr. presidente da Câmara Municipal de Loures, 


Caro(a)s Sras empresárias e empresários, 


Aceitei com todo o gosto estar presente neste seminário que pretende relevar o papel dos micro, pequenos e médios empresários e o seu papel para o desenvolvimento económico dos territórios e do país. 


Infelizmente tive de me deslocar a Bruxelas para reunir com a Sr.ª Comissária Corina Cretu, por causa dos incêndios dramáticos iniciados em Pedrógão Grande, e participar no 7.º Fórum da Coesão que vai iniciar o debate sobre o futuro da política de Coesão. 


Gostaria, no entanto, de vos deixar algumas palavras de encorajamento e de reconhecimento do vosso papel na economia e sociedade portuguesa. 


No Portugal 2020, as PME constituem o grande foco de apoio empresarial, concentrando cerca de 80% dos apoios atribuídos nos Sistemas de Incentivos da Competitividade e Internacionalização.  


Por outro lado, para os pequenos negócios empresariais baseados nos recursos endógenos, temos vindo a desenvolver iniciativas mais adequadas às suas características específicas, destacando o SI2E (Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego), gerido e dinamizado pelas CIM e GAL, ou seja, por atores fortemente enraizados no terreno e mais próximos do tecido económico e social. 


Destaque-se ainda o papel relevante desempenhado pelas associações empresariais, como a CPPME, enquanto dinamizadores do desenvolvimento dos seus associados, através da defesa dos seus interesses coletivos. 


Queremos continuar a trabalhar em conjunto a favor do crescimento económico e da criação de riqueza, seja ela resultado de iniciativas empresariais mais inovadoras, seja de iniciativas que valorizem os recursos endógenos e as realidades sociais dos territórios. 


Contém connosco e nós contamos com todos para um país e regiões mais desenvolvidas e coesas económica e socialmente.
 

Muito obrigado.
 

Nelson de Souza 

Secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.