terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

"EM DEFESA DE UM AMBIENTE FAVORÁVEL À ATIVIDADE DAS MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS"

A União de Freguesias de Oeiras, S. Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias, pelo seu Gabinete de Apoio ao Empreendedor, conjuntamente com a Incubcenter, Lda e a Empreend – Associação Portuguesa para o Empreendedorismo organizaram a I Feira Local de Empreendedorismo de Oeiras que teve lugar nos passados dias 30 e 31 de janeiro, nas instalações da Aerlis em Oeiras. 
O evento, muito participado, contou com a presença de cerca de 25 empresas e terá sido considerado de largo sucesso e impacto (ver lista das empresas presentes e programa das conferências).


Igualmente concorridas foram as conferências e debates que decorreram em paralelo com o certame. Na imagem, Rogério Pereira, coordenador do Núcleo de Oeiras da Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas apresentou, na conferência, uma metodologia de trabalho - "Requisitos para um Ambiente Favorável à Actividade Empresarial" - passando a expor, de seguida, um projecto de acção a concretizar por um "Grupo de Discussão" e cujo objectivo será identificar oportunidades de melhoria nos processos que possam conduzir a um ambiente mais amigável ao investimento e à sustentabilidade das micro e pequenas empresas.

Começando por caracterizar  a situação económica e financeira deste importante segmento (99% do tecido económico), a pressão fiscal a que estão sujeitas as micro, pequenas e médias empresas, bem como outros factores adversos que explicam a volatilidade nas empresas vão sendo criadas (embora a criação líquida de empresas tenha, recentemente, balanço positivo é ainda muito elevado o número das que encerram e reduzido o período da sua sobrevivência), o coordenador da CPPME Oeiras fez referência ao resultado do inquérito «Como Estamos e Para Onde Vamos» (ler aqui) para de seguida colocar a questão da oportunidade em se agir para melhorar o contexto competitivo. "É necessário e oportuno colocar  todos os agentes envolvidos no apoio ao empreendedorismo e em conjunto com os empreendedores reflectir onde é possível actuar para reduzir o risco dos projectos, para se aliviar a carga administrativa associada aos processos de licenciamento, para se adequarem os conteúdos formativos e, enfim, discutir sobre onde e o que é possível melhorar", disse.

No que se refere à metodologia que está a ser seguida, Rogério Pereira teve a oportunidade de referir que ela se inspira no trabalho apresentado na CIEM por Henrique Graça e Adão Flores (Universidade do Algarve), considerado exemplar: "A Problemática do Ecossistema Empreendedor - O Caso do Concelho de Lagos" e que, na altura, desde logo a CPPME Oeiras considerou "que a metodologia seguida nesse trabalho poderia ser replicada em outros concelhos, nomeadamente no de Oeiras. Esse trabalho (que viria a receber o 3º prémio), pode ser lido na integra aqui

Assim, encontram-se desde já abertas as inscrições para a sua participação.
GRUPO DE DISCUSSÃO "EM DEFESA DE UM AMBIENTE FAVORÁVEL À ATIVIDADE DAS MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS"

SESSÃO ABERTA - DIA 3 DE MARÇO - 16H
Nas instalações da Incubcenter

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.