sábado, 31 de outubro de 2015

Se tem o seu estabelecimento sediado no concelho de Oeiras, responda ao INQUÉRITO e participe no seminário «Como estamos e para onde vamos»

A Comissão Instaladora do Núcleo de Oeiras da Confederação Portuguesa dos Pequenos e Médios Empresários convida-o a preencher o questionário junto e a participar na sessão-debate onde serão analisados os resultados e discutida a situação e a sustentabilidade das MPME

(para aceder ao formulário clique na imagem)

http://cppmeoeiras.blogspot.pt/p/blog-page_69.html


SEMINÁRIO 

Micro, Pequenas e Médias Empresas
«Como estamos e para onde vamos»

Dia 5 de Dezembro – 15h

Auditório Municipal César Batalha
(Galerias Alto da Barra – Oeiras)

PROGRAMA
15,00h – Registo dos participantes e entrega de documentação
15,15h – Abertura da sessão
Paulo Vistas* – Presidente da Câmara Municipal de Oeiras
João Vicente Presidente da Confederação Portuguesa dos Micro, Pequenos e Médios Empresários

15,45h – Apresentação e análise dos resultados do Inquérito  «Como estamos e para onde vamos»
Rogério Pereira – Coordenador da Comissão Instaladora do Núcleo de Oeiras da CPPME 

16,00h – O Atual Sistema Fiscal e a Sustentabilidade das Micro Pequenas e Médias Empresas
Domingues Azevedo* – Bastonário da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas

16,30h – DEBATE

17,00h – Encerramento dos Trabalhos
Paulo Vistas*/João Vicente   

*presenças a confirmar
Inscreva-se, enviando e-mail para 
cppmeoeiras@gmail.com 

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

A Ciem2015 – 5ª Conferência Ibérica de Empreendedorismo - Parte II

No texto anterior, centrando-nos num dos objectivos da conferência (Disseminar o Empreendedorismo como vector de crescimento económico) relevámos vários pontos, designadamente, naquele que considerámos ser um dos mais interessantes painéis de discussão, a questão do financiamento. 
Assinalamos o facto de nenhum dos oradores se ter referido ao "microcrédito" e o papel que terá tido (?) como incentivo ao empreendedorismo, como instrumento da mitigação do risco e como forma de dar sustentabilidade às microempresas criadas. Curiosamente, o dia a seguir à 5ª Ciem seria o dia (19 de outubro) em que a imprensa noticiava a criação, pela UE do "Dia Europeu do Microfinanciamento". A notícia, cujo subtítulo é esclarecedor (A União Europeia criou uma garantia para empréstimos de baixo valor a microempresas que a banca não arrisca financiar), coloca a banca portuguesa à margem de uma iniciativa cuja importância se poderá melhor avaliar pela leitura integral do mesmo (ler aqui). 

Ontem mesmo o jornal "Público" regressava ao tema e fazia ponto de situação sobre o uso do "microcrédito" tecendo comparações com o caso irlandês. Desse texto (ler aqui) reproduzimos sem mais comentários a parte final: 
«...à semelhança do que acontece em Portugal, muito do tecido empresarial irlandês é composto por pequenos negócios de escala local. É sobretudo a estes que a Microfinance Ireland se dirige. “Se andarmos na rua de uma pequena cidade irlandesa, que não tem investimento de fora, que não tem nada de alta tecnologia, que não tem nenhuma instituição de ensino superior, e olharmos para os pequenos empresários, vemos que eles são a vida da cidade”, observa Johnson. “São o tipo de negócios que não aparecem nas notícias, que não são sexy – cabeleireiros, lojas, pequenos serviços –, mas que são o pulsar da economia destas cidades.”»
______________

JUNTOS SEREMOS MAIS FORTES
(associe-se à CPPME - aqui)

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

A Ciem2015 – 5ª Conferência Ibérica de Empreendedorismo - Parte I

Enquadramento do evento
Num texto anterior assumimos o compromisso de, nesta página, vir a realizar um balanço das conclusões que pudéssemos  considerar como ensinamentos, perspectivas ou alertas úteis para as micro. pequenas e médias empresas, bem como vir a divulgar estudos e teses sobre o empreendedorismo. 
Esta é uma primeira abordagem, e ela resulta das conclusões da reunião realizada hoje pelos elementos da Comissão Instaladora do Núcleo de Oeiras da CPPME que estiveram presentes nas jornadas cientificas e técnicas da 5ª Ciem 2015, nos dias 15 e 16 do corrente mês , no Auditório Municipal Eunice Muñoz, em Oeiras.
Para a organização do evento se mobilizaram várias organizações, nomeadamente a Incubcenter, a Empreend, a AISTI - Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, a Junta da União das Freguesias de Oeiras e S. Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias e a Câmara Municipal de Oeiras. A 5ª Ciem contou com inúmeros patrocínios, designadamente da MERC.

Apreciação global 
A CPPME Oeiras considerou serem de muito bom nível a generalidade das comunicações e trabalhos, bem como dos conferencistas que os apresentaram.  Considerou-se, também, que o contributo de conferencistas oriundos de Espanha, México, Brasil e Colômbia dão-lhe uma dimensão internacional relevante. Julgamos que, em futuras iniciativas, se deverá envolver mais o tecido empresarial e até mesmo as comunidades locais, as quais terão passado ao lado do evento.

Pontos relevantes a destacar

Centrando-nos num dos objectivos da conferência (Disseminar o Empreendedorismo como vetor de crescimento económico), relevámos os seguintes pontos:
Mesa que presidiu à abertura da 5ª Ciem
- Na sua intervenção de abertura, Carlos Morgado, Vice-Presidente da CMO, sublinharia a importância de, em iniciativas futuras, se passar a fazer referência ao empreendedorismo público, nomeadamente ao de iniciativa do Poder Local, dando como exemplo o trabalho da autarquia com a marca "Vinho Carcavelos - Conde de Oeiras"

    Delegação da CPPME à 5ª Ciem
    Mesa Redonda: Empreendedorismo e Financiamento
     - No decurso das sessões foi evidente o importante papel que, no processo de empreendedorismo, compete às "incubadoras de empresas". Contudo, pareceu evidente que, nomeadamente às de iniciativa privada, não existem em muitos domínios o necessário apoio por parte das instituições. Instado sobre esta questão, o Presidente do IAPMEI reconheceria que tais apoios, quando solicitados, não são sequer avaliados por uma estrutura que tenha essa função. Naquele Instituto, qualquer necessidade nesse domínio é apreciada por equipas designadas ad-hoc.  

    - "A Problemática do Ecossistema Empreendedor - O Caso do Concelho de Lagos", trabalho apresentado por Henrique Graça e Adão Flores (Universidade do Algarve) foi considerado exemplar de como um território "deprimido" gera um ambiente desfavorável para se encarar o risco de empreender. A metodologia seguida nesta análise poderia ser replicada em outros concelhos, nomeadamente no de Oeiras.

    - As questões do financiamento e as dificuldades de acesso ao crédito (referidas pelo Vice-Presidente da CIP) animaram o que terá sido o painel mais interessante do 2º dia desta Ciem. À pouca amigabilidade da banca comercial respondem testemunhos de bom-senso. Pedro Becken Filipe: "já vou no segundo projecto e ainda não recorri ao crédito". No meio das intervenções registe-se o alerta de Pedro Pires (PPL): "o financiamento colaborativo (crowfunding) pode resolver alguns problemas". Investigaremos esta pista.   

    (continua)

    "2ª Feira da Inovação e do Empreendedorismo", em Alcochete.

    No passado fim de semana (16, 17 e 18 Outubro 2015) decorreu nos Bombeiros Voluntários de Alcochete, por iniciativa da Junta de Freguesia de Alcochete, a "2ª Feira da Inovação e do Empreendedorismo, em Alcochete".

     A CPPME participou no evento com um Stand e no Debate "Inovação e Empreendedorismo". Este debate contou, como orador,com José Brinquete, Secretário-Geral da Confederação e foi moderado por Cláudia Martins.

    O evento contou ainda com várias actuações de animação musical e artística, designadamente da banda e fanfarra da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcochete, espectáculo de ópera e a actuação de grupos musicais juvenis.



     

    sábado, 10 de outubro de 2015

    A Comissão Instaladora do Núcleo de Oeiras da CPPME estará presente na Ciem 2015

    A Ciem2015 – 5ª Conferência Ibérica de Empreendedorismo terá lugar em 15, 16, 17 e 18 de outubro de 2015, em Oeiras
    A Ciem é uma conferência anual, e, pelos objetivos que visa, não podia esta Comissão Instaladora manter-se alheia do evento. Teremos presença atenta nas Jornadas Científicas e Técnicas, que se realizarão nos dias 15 e 16 de outubro, no Auditório Municipal Eunice Muñoz. Acedendo ao convite da Incubcenter, partilharemos a mesa que esta organização disponibilizará no átrio do primeiro piso do Auditório e onde podemos ser contatados e prestar informações a quem manifeste tal interesse. Na mesa disponibilizaremos também o acesso ao inquérito que lançámos os micro, pequenos e médios empresários (ver aqui). 

    O compromisso da CPPME Oeiras

    Contudo, a participação da Comissão Instaladora do Núcleo de Oeiras não será de mera presença institucional. Desde já assumimos o compromisso de, nesta página, vir a realizar um balanço das conclusões que viermos a considerar como ensinamentos, perspetivas ou alertas úteis para as MPME, bem como vir a divulgar estudos e teses sobre a matéria. 

    Rogério Pereira 
    (Coordenador da CI da CPPME Oeiras)
     _______________________

    Dias 15 e 16 de outubro
    Jornadas Científicas e Técnicas

    Dias 17 e 18 de outubro
    Stands ao Público na parte histórica de Oeiras para empreendedores,
    promovidos pela Câmara Municipal Oeiras – União de Freguesias de Oeiras
    e São Julião da Barra, Paço d’Arcos e Caxias

    evento inscrito na Semana Europeia das PME

    terça-feira, 6 de outubro de 2015

    Ação de Formação - Curso de curta duração visando potenciar o regresso ao mercado de trabalho

    No quadro das relações de colaboração entre a CPPME e a Incubcenter, alerta-se para a realização da seguinte ação de formação

     

    Vida Ativa

     A medida de formação Vida Ativa é uma resposta de formação que tem como objetivo principal potenciar o regresso ao mercado de trabalho.
    Esta medida proporciona um ajustamento entre as necessidades de formação e o potencial de cada candidato.
    São formações de curta duração que permitem uma aquisição rápida e incisiva de competências ou valorização das que os candidatos detêm e que lhes vai oferecer uma maior empregabilidade.

    Público-alvo:

    • Desempregados inscritos no Centro de Emprego
    • 9º ano de escolaridade
    Contempla regalias sociais de acordo com a legislação em vigor: despesas de transporte e subsídio de alimentação.

    Informações/inscrições/programa - Ver aqui 

    ____________________________ 

    Se ainda não é associado da CPPME inscreva-se aqui

    segunda-feira, 5 de outubro de 2015

    Micro empresários vítimas de mais uma discriminação negativa

    Em 30 de Setembro, a CPPME, através do seu Executivo, dirigiu ao Primeiro Ministro, à Ministra do Estado e das Finanças, ao Ministro da Economia,ao Ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social e aos respectivos secretários de Estado, uma reclamação contra a reforma do IRC efectuada, exigindo a alteração da formula de cálculo do IRC/RS bem como a reposição do pagamento proporcional aos meses de laboração em caso de encerramento.


    Nesta matéria foi tomada a posição seguinte:

    "Com a publicação das medidas da chamada reforma do IRC, a Confederação das Micro Pequenas e Médias Empresas (CPPME) constatou, que para o regime simplificado-IRC/RS aplicável ás micro empresas com Volume Anual de Negócios (VAN) inferior a 200.000 euros, foi criada uma formula de cálculo que é inaceitável, porque penalizava em exclusivo as micro empresas em relação a todas as outras, senão vejamos:

         A formula é 60% sobre o Salário Mínimo Nacional (SMN), vezes14, vezes o IRC em vigor, logo, quando exista aumento do SMN os micro empresários abrangidos pelo Regime Simplificado são penalizados no valor a pagar.

    A CPPME referiu então que não se opondo ao aumento do Salário Mínimo não podia aceitar um método que é discriminatório porque eleva exclusivamente a tributação dos micro empresários, sempre que o SMN subir.



    Por outro lado, com a publicação do IRC/RS ficou claro que neste regime de tributação quando uma empresa encerrasse seria proporcional ao período de exercício a aplicação do imposto, acontece que para o ano de 2015 o Governo decidiu aplicar o pagamento de um ano, quer a empresa laborasse um mês ou o ano completo.

    Mais uma vez o governo muda as regras a meio do jogo e arrecada mais uns milhares de euros às custas dos mais fracos. Assim não admira que o volume dos impostos vá crescendo.



    A CPPME reclama contra a reforma do IRC efetuada, exigindo a alteração da formula de cálculo do IRC/RS bem como a reposição do pagamento proporcional aos meses de laboração em caso de encerramento.



    Seixal, 30 de Setembro de 2015



    O Executivo da Direcção da CPPME"