segunda-feira, 26 de outubro de 2015

A Ciem2015 – 5ª Conferência Ibérica de Empreendedorismo - Parte II

No texto anterior, centrando-nos num dos objectivos da conferência (Disseminar o Empreendedorismo como vector de crescimento económico) relevámos vários pontos, designadamente, naquele que considerámos ser um dos mais interessantes painéis de discussão, a questão do financiamento. 
Assinalamos o facto de nenhum dos oradores se ter referido ao "microcrédito" e o papel que terá tido (?) como incentivo ao empreendedorismo, como instrumento da mitigação do risco e como forma de dar sustentabilidade às microempresas criadas. Curiosamente, o dia a seguir à 5ª Ciem seria o dia (19 de outubro) em que a imprensa noticiava a criação, pela UE do "Dia Europeu do Microfinanciamento". A notícia, cujo subtítulo é esclarecedor (A União Europeia criou uma garantia para empréstimos de baixo valor a microempresas que a banca não arrisca financiar), coloca a banca portuguesa à margem de uma iniciativa cuja importância se poderá melhor avaliar pela leitura integral do mesmo (ler aqui). 

Ontem mesmo o jornal "Público" regressava ao tema e fazia ponto de situação sobre o uso do "microcrédito" tecendo comparações com o caso irlandês. Desse texto (ler aqui) reproduzimos sem mais comentários a parte final: 
«...à semelhança do que acontece em Portugal, muito do tecido empresarial irlandês é composto por pequenos negócios de escala local. É sobretudo a estes que a Microfinance Ireland se dirige. “Se andarmos na rua de uma pequena cidade irlandesa, que não tem investimento de fora, que não tem nada de alta tecnologia, que não tem nenhuma instituição de ensino superior, e olharmos para os pequenos empresários, vemos que eles são a vida da cidade”, observa Johnson. “São o tipo de negócios que não aparecem nas notícias, que não são sexy – cabeleireiros, lojas, pequenos serviços –, mas que são o pulsar da economia destas cidades.”»
______________

JUNTOS SEREMOS MAIS FORTES
(associe-se à CPPME - aqui)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.