sábado, 22 de agosto de 2015

A CPPME, em Coimbra: Pequenos médios e micro empresários exigem melhor crédito e impostos mais baixos

José Brinquete (secretário-geral da CPPME),
 Vítor Carvalho e Arménio Pratas (núcleo de Coimbra)

A CPPME promoveu na quinta-feira passada a um conjunto de acções das quais deu conta em conferência de imprensa que decorreu Adega do Paço do Conde, em plena baixa da cidade. O "Diário das Beiras", o "Diário de Coimbra" e a "RUC - Rádio Universidade de Coimbra" deram o merecido destaque à iniciativa. Da reportagem da RUC, transcreve-se o seguinte texto (para ouvir, aqui)


 
«A Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas (CPPME) promoveu ontem uma ronda pela Baixa de Coimbra e de Condeixa –a–Nova. Dos contactos com cerca de perto de 200 Comerciantes da Restauração e Serviços, a confederação trouxe “queixas” e apresentou propostas a associados e outros empresários.
O Secretário-geral da Confederação, José Brinquete, em conferência de imprensa realizada na Adega do Paço do Conde, na Baixa de Coimbra, apontou alguns dos problemas sentidos pelos comerciantes: a quebra de vendas, a elevada carga fiscal e as dificuldades de crédito. 
O dirigente lembra os quatro conceitos que são determinantes para reavivar o comércio da Baixa de Coimbra: reabilitação urbana, serviços públicos instalados na zona, transportes e estacionamento acessíveis e por último animação.
O dirigente local e comerciante, Arménio Pratas confirmou a necessidade de trazer “gente nova” ao centro da cidade e convidou a Câmara Municipal de Coimbra a dar o exemplo na reabilitação, uma vez que é proprietária de alguns dos prédios degradados da zona.
O comerciante lamentou ainda que o acréscimo de turistas não resulte em visitas à Rua da Sofia. A rua faz parte do Património da Humanidade e na sua opinião está votada ao abandono.
José Brinquete falou ainda das dificuldades criadas aos comerciantes pela Nova Lei do Arrendamento Urbano e foi de opinião de que “o Novo regime de Acesso e Exercício às Atividades Económicas do Comércio, Serviços e Restauração” de 16 de janeiro vem passar a “batata quente dos horários” para as Câmaras Municipais. Em Coimbra o assunto está em discussão pública, por proposta da vereação.
O dirigente local, Vítor Carvalho entende que a determinação dos novos horários “é um processo complicado”.
Os dirigentes da Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas revelaram que têm em curso negociações com os representantes locais dos partidos políticos, com a finalidade de realizarem um debate sobre os problemas dos empresários da cidade de Coimbra. Para o debate convidaram os cabeça de lista pelo Círculo Eleitoral de Coimbra, nas próximas Eleições Legislativas.
A comemorar os 30 anos de existência a CPPME está a apresentar aos vários partidos com assento parlamentar as suas propostas. Para hoje estava programado um encontro com o Secretário-geral do Partido Socialista, António Costa, no Largo do Rato, em Lisboa.»

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.